Image Map

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Tucano de bico verde

NOME COMUM: Tucano-de-bico-verde
NOME CIENTÍFICO: Ramphastos dicolorus 
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Piciformes 
FAMÍLIA: Ramphastidae
TAMANHO: 48 cm de coomprimento 
PESO: 350 gramas 
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: América do Sul. Nativa do Brasil, Argentina e do Paraguai. 

HABITAT: áreas florestadas, desde o literal até zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto.
reprodução:
 São monigâmicos territorialistas e vivem e se reproduzem em casal isolado. Não há diformismo sexual e a sexage é feita através de DNA. 

RITO NUPCIAL E CONSTRUÇÃO DO NINHO - normalmente o macho oferece alimento à fêmea (o contráro também pode acontecer, mas com freqüência muito menos); o alimento oferecido é composto de fruto recém-colhido ou regugitado. A cópula que acontece em um poleiro situado a algus metros do solo e dura apenas alguns segundos. Na incubação dos ovos, a fêmea fica a maior parte do tempo com a incumbência de ficar a maior arte do tempo no ninho, quando é alimentada pelo macho. A fêmea choca e o macho a alimenta. 

NINHO: construídos em cavidades de árvores, sejam naturais ou escavadas por pica-paus. Mesmo sendo bastante duro para o peso, o bico dos tucanos não conseguem perfurar a casca das árvores; eles apenas ampliam uma cavidada já existente se o casca não for dura demais. 

POSTURA: de 2 a 4 ovos


PERÍODO DE INCUBAÇÃO: 18 dias

Gavião de Penacho


Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Accipitriformes
Gênero: Spizaetus
Espécie: Spizaetus Ornatus
    Peso: O macho pode pesar em média 1 quilo, e a fêmea mede em média 1,5 quilo.
    Tamanho: Em média 67 cm.

    Alimentação: Caçam pequenas aves, roedores, cobras e lagartos.

    Tempo de gestação: Varia de 48 e 51 dias.

    Reprodução: A fêmea bota apenas um ovo por vez, e o tempo que precisam para botar outro ovo é de 2 anos.

    Distribuição geografia: É encontrado no país inteiro, porém é muito encontrado no PETAR, também pode ser encontrado na Argentina.

    Curiosidades:
1ª Este animal não se encontra em risco de extinção muito pelo ao contrario.
2ª Possuem penas na cabeça de até 10 cm.

3ª Suas pernas são muito grande, de 10 cm.

Ave Maria do Leque



Hábitos alimentares
Como seu bico em forma de pinça captura insetos de grandes asas como borboleta e libélulas ou venenosos insetos.
Reprodução
Constrói um ninho em forma de bolsa que mede de 0,6 a 2,0 metros de comprimento, com musgo, folhas secas, e outras fibras vegetais. Esses ninhos longos são tecidos na extremidade de galhos finos em bordas de encostas íngremes ou sobre córregos no interior de matas.
Hábitos e Comportamento
Ocorre na Mata Atlântica entre 0 e 800 metros de altitude, como substituta da maria-leque. Usualmente encontrados em casais, acompanham bandos mistos pelos estratos baixos, tanto na mata primária quanto na secundária.
Distribuição Geográfica
Ocorre de Minas Gerais e Espírito Santo à Santa Catarina.
Curiosidade

Quando pega suas presas leva até seu ninho para bater contra o tronco para tirar a asa e ferroes.

Animais do PETAR (Onça-pintada e Mono-carvoeiro)

O PETAR
Localizado no sul do Estado de SP, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, está o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Parque com mais de 300 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos... é realmente um verdadeiro paraíso escondido entre vales e montanhas e na maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil.
No Petar você irá encontrar várias espécies de aves, mamíferos de grande porte: como pacas, antas e bugios; e muitas espécies de bromélias, orquídeas e palmito juçara. Além é claro de uma imensa quantidade de córregos e rios com águas cristalinas.´

________________________________________________________________________
ALGUNS ANIMAIS DO PETAR, SÃO:
Onça Pintada
Reino: Animalia 
Filo: Chordata 

Classe: Mammalia 
Ordem: Carnivora 
Família: Felidae 
Género: Panthera 



Alimentação: A onça pintada é uma espécie carnívora e alimenta-se, principalmente, de capivaras, serpentes, coelhos, veados, antas e outros mamíferos de pequeno porte. Come também peixes que ela mesma captura em rios, pois possui a capacidade de nadar
Reprodução: O acasalamento da onça pintada ocorre em qualquer época do ano e a fêmea costuma gerar de 1 a 4 filhotes por ano. Quando nasce, o filhote costuma pesar 1 kg aproximadamente.

Distribuição geográfica: Esta espécie mamífera habita uma vasta região que vai do sul dos Estados Unidos até a Argentina. Esta presente em grande quantidade nas matas e florestas tropicais do Brasil.

Curiosidades:
-Possui mandíbulas muito fortes e, por isso, atacam suas vítimas mordendo na região do crânio
-A expectativa de vida desta espécie (vivendo de forma selvagem) é de 12 anos aproximadamente. Em cativeiro, a onça pintada pode passar de 20 anos.
-Para caçar, as onças preferem o período da noite.
Outras características:
Período de gestação: 95 a 110 dias
Comprimento: em média 1,80 m (macho) e 1,40 m (fêmea)
Peso:  aproximadamente 100 kg
Cor: mesclada de amarelo, preto e branco
Altura: aproximadamente 80 cm
________________________________________________________________________

Mono carvoeiro
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Atelidae
Género: Brachyteles
Espécie: B. arachnoides


Alimentação: Levando-se em consideração que a dieta do mono-carvoeiro é constituída principalmente por folhas maduras e imaturas de árvores e epífitas, é possível que haja uma preferência por ambientes com alta produtividade foliar.
Reprodução: São polígamos com um sistema de acasalamento altamente promíscuo. As fêmeas começam a reproduzir após os sete anos de idade, com intervalos de aproximadamente 34 meses entre partos. A migração de indivíduos entre grupos se dá entre as fêmeas.

Distribuição geográfica: A área de distribuição original do mono-carvoeiro se estendia do sul do estado da Bahia até São Paulo, incluindo os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com possibilidades de ocorrência de algumas populações no norte do Paraná.

Habitos e comportamento: A espécie ocupa matas ombrófilas densas da região costeira e também florestas semidecíduas do interior, principalmente nos estados de Minas Gerais e São Paulo. O hábitat preferencial do mono-carvoeiro, se encontra em florestas entre 600 e 1.800 metros de altitude. Pode ser encontrato habitando matas primárias e secundárias ao longo de sua área de distribuição, com boa capacidade de explorar áreas florestadas bastante degradadas. O mono-carvoeiro encontra-se gravemente ameaçado de extinção, sendo classificado como alto risco pela USDI e IUCN. São três os principais fatores que ameaçam a sobrevivencia da espécie: a fragmentação do seu habitat natural, com a destruição das florestas, a caça indiscriminada do animal para comerialização ilegal e a baixa taxa de reprodução da espécie.

Curiosidades:
É o maior primata do continente americano e o maior mamífero endêmico ao território, sendo que os machos podem atingir até 15kg. A espécie é a única representante do gênero, possuindo relações filogenéticas mais próximas com os macacos-aranha e os macacos-barrigudos.
É um animal dócil, de pelagem bege espessa e macia, com anel de pêlos mais claros ao redor da face. Não possui polegar. A coloracão da pele da face, das mãos, pés, planta da cauda e do escroto é preta. Os machos tem caninos consideravelmente mais longos que as fêmeas. De braços e pernas longos e finos, gosta de se balançar nas árvores segurando-se apenas pela cauda, que é preênsil .De ventre bastante protuberante, chega a pesar mais de 12 kg, quando adulto. Pode medir até 1,5 m, com uma cauda de comprimento variando entre 0,67 m e 0,84 m.


Agosto de 2014

Ana, Lucas e Narciso