Image Map

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Tritão


Nome científico: Triturus alpestris
Classe: Amphibia
Ordem: Caudata
Subordem: Salamandroida
Família: Salamandridae
Nome popular: Tritão


Curiosidades
As larvas aquáticas dos tritões possuem dentes.
Possuem a capacidade de regenerar algumas partes do corpo (olhos, coração, intestinos, entre outros).
O tritão-taricha, encontrado principalmente na América do Norte, produz uma toxina (veneno) tão potente que pode até matar um ser humano.

Distribuição geográfica
O tritão é um anfíbio  da mesma família das salamandras (Família Salamandridae). Essa espécie é encontrada predominantemente no hemisfério norte, principalmente na Península Ibérica. Algumas espécies são encontradas nas Américas e no norte da África.

Hábitos e Comportamentos
Os hábitos desse anfíbio são curiosos. O tritão hiberna no inverno, permanecendo enterrado no lodo ou em algum buraco que o proteja do frio. Na primavera, desperta e procura por água, onde passa a maior parte de sua vida. Assim como as salamandras, o tritão tem a impressionante capacidade de regenerar partes de seu corpo.

Reprodução
Na primavera tem inicio a época do acasalamento. Nessa época, o macho ganha alguns “ornamentos”. Além de sua cor ficar mais vibrante, em seus pés desenvolve-se membranas natatórias e em seu dorso cresce uma crista. Após o período do acasalamento, o macho perde esses ornamentos. As fêmeas de tritão não apresentam nenhum ornamento.

Após o acasalamento, a fêmea do tritão põe seus ovos. Diferente de outros anfíbios, a fêmea põe um ovo de cada vez, sobre folhas de plantas aquáticas. Para proteger os ovos, a fêmea dobra a folha da planta. Após cerca de 15 dias, nasce uma larva de cada ovo. Inicialmente, a larva é vegetariana. Na medida em que se desenvolve, torna-se carnívora, alimentando-se de larvas de rãs e de mosquitos.

Neil, Vinicius e Henrique

Junho de 2014

0 Comments:

Postar um comentário