Image Map

terça-feira, 17 de junho de 2014

Golfinho-nariz-de-garrafa


Você sabia que os golfinhos dormem com um olho aberto?


Leia abaixo o porquê desse fato e inúmeras outras informações e características sobre o famoso golfinho-nariz-de-garrafa.

 Hábitos e comportamento: Essa espécie é conhecida pela inteligência e por viverem unidos em grupos. Em regiões costeiras, os golfinhos-nariz-de-garrafa formam grupos de até 10 indivíduos, porém, quando estão em alto mar, esse número cresce para 25.

 Assim como outros golfinhos, eles também se comunicam uns com os outros através de sons e linguagens corporais. São animais muito brincalhões: gostam de seguir embarcações e saltar vários metros para fora da água.

 Esses mamíferos aquáticos são considerados excelentes nadadores porque podem realizar mergulhos profundos de até 300 metros e nadar a uma velocidade de 20km/h.

 Mas afinal, por que o golfinho nariz-de-garrafa e outras espécies golfinhos dormem com apenas um olho aberto?

 Ora, é muito simples: os golfinhos são capazes de descansar uma metade de seu cérebro deixando a outra metade ativa. Dessa forma ele adormece um lado de cada vez. Esse ''meio cochilo'' se dá por conta da necessidade de estarem semiconscientes para respirarem, pois, afinal são mamíferos e precisam retornar a superfície para efetuarem a hematose. Caso durmam profundamente, morrerão sufocados.

 Por outro lado, a condição de dormirem com um olho aberto, permite que eles permaneçam em alerta em caso de perigo.

 Distribuição geográfica: Os golfinhos-nariz-de-garrafa adoram águas quentes e rasas, por esse motivo são encontrados em todos os mares do planeta, excerto nos polares.

 Hábitos alimentares: Os golfinhos-nariz-de-garrafa se alimentam (dependendo da região) de peixes pequenos, lulas, polvos e crustáceos.  

 Forma de reprodução: O namoro acontece entre os meses de março e abril. Nesse período o macho encontra a futura mãe de seu filhote. 

 O período de gestação dura 12 meses e a mãe tem apenas uma cria por vez. Depois de dar a luz, a fêmea fica de dois a três anos sem engravidar.

  Curiosidades: 

  •  Infelizmente os golfinhos já estão sofrendo risco de extinção, em muitos locais eles são capturados para servirem de comida. Já em outros, eles são capturados com a intenção de serem mantidos em cativeiros. Essa "facilidade" de serem pegos se dá por conta de serem consideravelmente dóceis a ponto de se aproximarem dos humanos.
  • O afeto entre a mãe e a cria é muito forte. Já foram vistas cenas muito chocantes, como por exemplo, mães trazendo seus filhotes já mortos para a superfície com esperança de ressuscita-los.  
  • O golfinho-nariz-de-garrafa também pode ser chamado de Flipper por conta de um seriado da década de 60. 



Junho, 2014
Lara, Tiago e Celso.

0 Comments:

Postar um comentário