Image Map

terça-feira, 24 de junho de 2014

Dragão de Komodo

Dragão de komodo, ou Varanus komodoensis, é o maior lagarto existente na terra, pode chegar a 3,5 metros de comprimento e pesar 125 kg.Infelizmente está na lista de espécies ameaçadas de extinção e a maioria vive em reservas.

Reprodução:
Sua época de reprodução é o fim da estação da chuva, a fêmea deposita de 24 a 30 ovos em buracos que ela mesma faz na areia.entre 6 e 8 semanas os ovos eclodem.Os filhotes nascem com aproximadamente 25cm.

Distribuição Geográfica:
Se localizam na Ilha de Komodo,e em pequenas ilhas  da indonésias.

Alimentação:
Em seu cardápio estão macacos,cobras,porcos,veados,javalis,cervos. Suas partes preferidas são as entranhas e a língua.Animais maiores como javalis, cobras, búfalos e cavalos nãos são devorados assim que atacados, o veneno abate a vitíma gradualmente, matando-a após um tempo e o dragão a devora.

Hábitos e Comportamentos:
Tem hábitos diurnos.Aproveitam das presas um dos outros, por isso podem ser encontrados em grupos .Podem ser encontrados em pares na época de acasalamento, tirando isso são solitários.
Todos os mamíferos fazem trilhas para ir até seu alimento ou abrigo, o dragão de komodo é o único que detectam essas trilhas, e as usam para casar esses animais.

Curiosidades:
-Possuem coloração marrom e acinzentada.
-Apesar de seu tamanho se locomovem com velocidade.
-Pode matar utilizando a cauda, garras e boca, quando a vitima escapa,morre, pois sua mordida é venenosa.
-Podem farejar á uma distância de 7 km.
-Estão no topo da cadeia alimentar pois não a predadores para os adultos.

Fontes:
Infoescola.com

Educação.uol.com

0 Comments:

Postar um comentário